quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mas o que são os pontos da Bolsa, afinal?

5 de janeiro de 2010| 18h14|

Por Paula Pavon

Estamos em plena época de apostas para 2010. As previsões para o mercado de ações ganharam reforço hoje ao Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa, romper os 70 mil pontos. É verdade que para o investidor o que importa é saber o quanto os analistas estimam de valorização para a Bolsa no ano. Será que vai repetir os mesmos 82% ou 120% em dólar de 2009? O ano promete uma alta bem mais modesta. Os especialistas (mais otimistas) estimam que o Ibovespa termine 2010 com valorização de 30% ou 89 mil pontos.

Repare que a alta ou queda da Bolsa vem sempre acompanhada do número de pontos. Mas o que são os pontos da Bolsa, afinal? Os pontos representam o preço de cada ação do Ibovespa (são 63 papéis) multiplicado pela quantidade teórica de ações. Para calcular a quantidade teórica de cada papel, a Bolsa leva em conta o número de negócios nos últimos 12 meses.

A ALL, por exemplo, que é a primeira da lista da carteira teórica da Bolsa (Ibovespa) em ordem alfabética, tem 59,30420245052 ações teóricas. Esse número multiplicado pelo preço da ALL no pregão resulta em pontos. Então todos os pontos somados de todas as ações do índice resultam nos atuais 70 e poucos mil pontos do Ibovespa.

Ou seja, o número de pontos muda a todo instante, já que o preço da ação também muda. Hoje, se fosse possível replicar o Ibovespa, é como se o investidor tivesse R$ 70 mil em ações. Nada mal. Se você tiver dúvida, não deixe de consultar também o site da Bolsa. Lá você encontra a quantidade teórica de ações de todos os papéis do Ibovespa.

E, diga lá: você costuma acompanhar a pontuação da Bolsa? Ou fica de olho apenas na variação?

Nenhum comentário: