quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Obama propõe limitar tamanho de bancos e vê ‘irresponsabilidade’

21 de janeiro de 2010| 15h11|

Por Sílvio Guedes Crespo


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs nesta quinta-feira, 21, limitar o tamanho e o risco tomado pelos bancos. Com isso, é possível que algumas instituições financeiras tenham que ser desmembradas, segundo o site do Financial Times. A proposta precisa passar pelo Congresso.

“Quando eu vejo recorde de lucro em algumas empresas que reclamam que não podem emprestar mais aos pequenos negócios, não podem manter juros do cartão de crédito baixos e não podem pagar os contribuintes pela ajuda pública recebida, é exatamente esse tipo de irresponsabilidade que deixa claro ser necessária uma reforma”, afirmou o presidente, como registrou os sites do Financial Times e do Wall Street Journal.

Se aprovadas as novas regras, bancos como o JP Morgan Chase e o Bank of America terão que decidir a linha dos seus negócios. As instituições financeiras que receberam algum tipo de ajuda pública não poderão mais fazer negócios que não estejam relacionados com o interesse dos clientes.

Além disso, os bancos socorridos também não poderão manter fundos de “hedge” (que são de alto risco e estiveram no centro da crise financeira) nem investir nesse tipo de operação, informou o WSJ. O objetivo de Obama é acabar com o que se chama corriqueiramente no mercado de ”too big to fail” – bancos que são tão grandes que não podem falhar, sob pena de afetar toda a economia.

Nenhum comentário: